Telecentro Anísio Teixeira
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 05 Setembro 2012 14:54
O Centro Pedagógico (CP), que oferta o Ensino Fundamental e integra a Escola de Educação Básica e Profissional, foi um dos três espaços da UFMG a ser contemplado com um Telecentro Comunitário, mediante doação do Ministério das Comunicações.
Com o objetivo de propiciar aos alunos do Centro Pedagógico e à comunidade em geral a oportunidade de inclusão digital num contexto educativo, de formação para a cidadania, encontra-se em curso o Projeto Inclusão Digital e Educação.
O Telecentro Comunitário Anísio Teixeira encontra-se no segundo andar do prédio do Centro Pedagógico e os usuários contam com o auxílio de uma monitora durante todo o período de funcionamento que ocorrerá de segunda-feira à sexta-feira, de 11h30min às 18h30min.
Durante o ano são ofertadas oficinas cujas inscrições são abertas à comunidade em geral. A próxima ofinica terá a inscrição iniciada em 26 de agosto (2013).
Para conhecimento das normas de uso do Telecentro Comunitário Anísio Teixeira.
Devido ao fato de que muitos alunos da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG são menores de idade, o uso do Telecentro Comunitário Anísio Teixeira está condicionado à autorização pelo responsável legal.
Aguardamos sua visita!
EQUIPE
Coordenação:
Professor Santer Alvares de Matos
Subcoordenação:
Professora Dília Maria Andrade Glória
Responsável técnico:
John Anderson Gabrich Machado
Bolsistas:
Joselma Ramos
Kelly Batista
FORMULÁRIOS:
- Normas de uso do Telecentro
- Carteira de acesso Telecentro menor aluno
- Carteira de acesso Telecentro menor não aluno
- Termo de uso do Telecentro usuário maior de idade
Segundo Tempo
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 05 Setembro 2012 14:53
PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
O Programa Segundo Tempo (PST) é fruto de uma proposta do Ministério do Esporte com o intuito de democratizar e universalizar o acesso a práticas esportivas e corporais para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Ele se efetiva no Centro Pedagógico através de um convênio entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal de Minas Gerais. Através deste convênio, há mais de cinco anos, os alunos do Centro Pedagógico tem acesso a práticas esportivas e de cultura corporal de movimento qualificadas e fundamentais no processo de desenvolvimento.
A Coordenação do Programa Segundo Tempo no Centro Pedagógico está distribuída entre o Coordenador Pedagógico do Programa, Prof. Gibson Moreira Praça, e o Coordenador do Núcleo de Educação Física, Prof. Fabrine Leonard Silva. Além disso, há permanente amparo pedagógico e organizacional da direção da escola e constante relação com todos os ciclos e núcleos do CP.
O PST acontece nas escolas através dos Núcleos de Esporte Educacional. Cada núcleo comporta aproximadamente 100 alunos e possui um Coordenador de Núcleo, professor com graduação em Educação Física, e um Monitor de Atividade Esportiva, aluno do curso de graduação em Educação Física (licenciatura ou bacharelado). O Centro Pedagógico possui 6 núcleos, contabilizando 600 alunos atendidos, 6 Coordenadores de Núcleo e 6 Monitores de Atividade Esportiva.
Cada ciclo de ensino – 1º, 2º e 3º - comporta dois Núcleos de Esporte Educacional. Assim, estes dois núcleos articulam-se para criar a proposta pedagógica do ciclo e levar, aos alunos, aulas com temáticas que, além de importantes para o processo de desenvolvimento biopsicossocial, estão em permanente consonância com as especificidades do público nas diferentes idades e com os anseios particulares dos alunos do CP.
As aulas do Programa Segundo Tempo são de caráter predominantemente prático. Como o objetivo deste programa, na proposta do Ministério do Esporte, é democratizar e universalizar o acesso a práticas esportivas e cultura corporal de movimento, entendemos que a vivência dos conteúdos representa uma etapa fundamental e indissociável do processo. O acesso à cidadania, alicerce do Programa Segundo Tempo, se dá neste convênio através da garantia do direito ao acesso a práticas esportivas e corporais de qualidade, cumprindo determinação da do Estatuto da Criança e Adolescente, tal qual preconizado como se observa no item “acesso a brincadeiras e práticas esportivas” ( LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, capítulo 2 parágrafo 18). Além disso, pensar de maneira crítica sobre os conteúdos vivenciados, entender questões que permeiam a prática esportiva e constituir-se como sujeito ativo no processo de formação são submetas que preconizamos alcançar.
Além das aulas, o Programa Segundo Tempo possui caráter central em diversas atividades realizadas para e pelos alunos. No último ano, a organização das Olimpíadas, da Manhã Esportiva e das apresentações de Dança e Teatro foram algumas das ações sob a responsabilidade do Segundo Tempo. Além disso, participamos ativamente do planejamento, execução e avaliação dos Jogos de Integração, evento já consagrado na escola e com ampla adesão dos alunos. E mais ações acontecerão neste ano!
Desta forma, garantindo o acesso a práticas esportivas e culturais qualificadas e de acordo com o desejo dos alunos acreditamos criar um ambiente propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes participantes do programa. Além disso, convidamos a todos a conhecer nossas atividades e participar do permanente e ininterrupto processo de qualificação pedagógica das nossas ações.
Gibson Moreira Praça
Coordenador Pedagógico – Programa Segundo Tempo